Infraestrutura

O Departamento de Engenharia de Pesca dispõe dos laboratórios listados a seguir, os quais são utilizados para o desenvolvimento de atividades didáticas (aulas práticas) e de pesquisa. A maioria está localizada no Campus do Pici, mas também contamos com a infraestrutura do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Estação de Piscicultura Prof. Raimundo Saraiva Costa

Instalada em uma área de 1 ha, é destinada a produção de peixes de água doce. Possui dois gabinetes, com computadores, impressoras, aparelho de fax, laboratório de reprodução, fábrica de rações, banheiros, almoxarifado, 36 tanques de 3 m2 para acasalamento, dois tanques de 200 m² com quatro hapas de 10 m² para reversão sexual, quatro tanques de 50 m² para alevinagem, dois tanques de 25 m² para reprodutores, quatro tanques de 4 m² para manejo, três aeradores tipo propulsor, caixa de transporte de peixes, oximêtro, pHmetro, refratômetro, e microscópio.

Centro de Biotecnologia em Aquicultura (CEBIAQUA) 

Consiste em um prédio de dois andares ocupando uma área com cerca de 1.000 m2, construído na área vizinha a Estação de Piscicultura Prof. Raimundo Saraiva da Costa.
O primeiro andar conta com uma sala de aula climatizada com capacidade para 25 estudantes, laboratório com bancadas para experimentos, alojamento climatizado para estudantes com quatro beliches, copa, cozinha, sala de quarentena com bancadas, área com iluminação natural para experimentos e sala do gerador.
No andar superior, são quatro gabinetes climatizados para professores, uma sala climatizada para reunião e estudo, laboratório de genética (DNA e RNA), laboratório de bioinformática, laboratório de produção de alimentos vivos, com cepário de microalgas, equipado com lupas, microscópios, BOD para manutenção das cepas, agitador de frascos, cilindro de CO2 e equipamentos e infraestrutura para o cultivo de microalgas, microcrustáceos e macroalgas marinhas e estudo do plâncton.

Laboratórios de Ensino e Pesquisa

Laboratório de Bioquímica do Pescado e Laboratório de Processamento de Pescado

Situam-se no Laboratório de Recursos Aquáticos (LARAq), medindo 40 m² e 80 m2, respectivamente, sendo utilizados para a determinação de parâmetros de frescor do pescado e composição centesimal e para aulas práticas de Processamento de Pescado.

Laboratório de Aquicultura

Situa-se no LARAq, e está dotado de aquários, tanques e sistema de circulação da água do mar e tanques de fibra de vidro com a capacidade de armazenar 50.000 litros d’água, para realizar experimentos em Aquicultura de crustáceos e peixes.

Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira
Área medindo 80 m² e dotado de bancadas, balanças semianalítica e digital, paquímetros, microscópios, lupas para determinação de conteúdo estomacal e caracteres morfométricos, merísticos e fisiológicos de vertebrados aquáticos.

Laboratórios de Produtos Naturais Marinhos

Área medindo 40m² e 30 m2 e dotados de equipamentos para isolamento de biomoléculas: dois cromatógrafos de alta pressão (HPLC e UPLC), banho-maria com controle fino de temperatura, espectrofotômetro UV e VIS, medidor de pH, estufas, pipetas automáticas, agitadores magnéticos, rotavapor, leitor de placas de Elisa, centrífugas de bancada, balança analítica, vidrarias diversas e reagentes finos.
Laboratório de Tecnologia de Rações
Espaço com 30m2 e está equipado como digestor e destilador de Kjeldahl, extrator para lipídios, forno mufla, destilador de água, freezer, moinho elétrico, estufa, autoclave vertical, destilador de água, banho-maria, vidrarias e reagentes.

Laboratório de Espectrometria de Massa e Análise Proteômica

Este laboratório possui aproximadamente 25 m2 e está equipado com um espectrômetro de massa com dois sistemas de ionização (MALDI/ESI), analisador IMS-o-TOF-MS,sistema de separação por cromatografia líquida bidimensional de alta resolução em nano-fluxo, computadores destinados ao processamento de dados, fonte e cuba de eletroforese vertical, concentrador a vácuo, sequenciador de proteínas de Edman, balança analítica, gerador de nitrogênio, centrífuga de bancada, geladeira e demais equipamentos necessários para preparação de amostras.

Laboratório de Biotecnologia de Recursos Naturais

Inaugurado em dezembro de 2012, conta com uma área total de 300 m2, com seis laboratórios (Química de Proteínas, Biologia Molecular, Cristalografia, Proteômica, Cultivo de Células e Cromatografia), sala de estudo, sala de seminários, gabinetes de professores, almoxarifado, sala de lavagem e esterilização, sala de convivência, copa e banheiros. Entre os equipamentos instalados podem-se destacar: digestor de proteínas com 1.152 reatores, seqüenciador de peptídeos, plataformas de cromatografia líquida de ultra performance, robô de ensaios de cristalização em nano escala, mesas agitadoras orbitais com temperatura controlada, nano espectrofotômetro, sistema de eletroforese bidimensional, liofilizador industrial, termocicladores de RT-PCR, centrífuga de grande escala e espectro polarímetro (dicroísmo circular).

Laboratório de Ciência e Tecnologia Aquícola (LCTA)

Com área construída de, aproximadamente, de 150 m², abriga sala de cultivo em águas claras, um pátio para cultivo em águas verdes, um laboratório de análises limnológicas, gabinete, almoxarifado e dois banheiros. No momento, conta com 40 aquários plásticos de 25 L, 60 tanques de cultivo de 100 e 250 L, servidos por aeração forçada a partir de compressor radial. O laboratório de análises limnológicas conta com espectrofotômetro UV-Vis, oxímetro, pH-metro e balanças de precisão e semianalítica.

Laboratório de Microbiologia

Situado no Labomar, medindo 80 m², utilizado para análises microbiológicas de água e do pescado, com autoclaves, estufas incubadoras, microscópios.

 

LABORATÓRIOS AUXILIARES

Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Labomar

Consiste em uma base avançada localizada a 20 km de Fortaleza, no estuário do Rio Pacoti, município do Eusébio, e dispõe de uma área total de 4,4 ha, onde há um galpão administrativo de 300 m², com salas para instalação da diretoria, pessoal técnico e auditório polivalente para apresentação de palestras, capacitações e cursos de Educação Ambiental e um galpão coberto de 200 m², contendo tanques para piscicultura marinha, equipamentos e armazenamento de insumos.

Centro de Pesquisa em Aquicultura Rodolpho Von Ihering (DNOCS)

Localizado no município de Pentecoste-CE, a 90 km de Fortaleza, está inserido em uma área de 15 ha, possuindo laboratórios de nutrição, limnologia, biologia molecular, processamento de pescado, tanques e viveiros de reprodução, desova, alevinagem e engorda de peixes tropicais, sendo um importante parceiro que tem contribuído para o treinamento de estudantes em pesquisa e/ou estágios curriculares.